sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CorenPR participa de debate sobre aborto na TV Transamérica

Aceitando o convite do Programa Toda Tarde, da TV Transamérica, o CorenPR participou de um debate sobre a descriminalização do aborto, ao lado de diversas outras entidades. Representado pela Conselheira Dra. Hellen Roehrs, o CorenPR apresentou sua posição acerca do tema, que foi amplamente discutido pelos especialistas presentes.



"O tema da descriminalização do aborto é muito complexo porque envolve diversas realidades e pontos de vista. O problema maior é que, pelo fato de ser crime, as mulheres que obtiveram uma gravidez indesejada e optaram pelo aborto não possuem à sua disposição profissionais qualificados e nem locais adequados para garantir uma cirurgia com menos riscos - que é um atentado à vida dessa mulher e também à da criança." afirma o médico Dr. Wallace.

"No que tange à Enfermagem, nós profissionais nunca deixaremos de atender qualquer mãe que estiver necessitando de auxílio por ter efetuado ilegalmente um ato abortivo em outro lugar. O problema que se instaura é que uma alta porcentagem das mulheres que adquirem uma gravidez indesejada optam pelo aborto - idependente da Lei. Isso mostra falta de planejamento familiar, que foi estabelecido como política pública com a criação do SUS. A Enfermagem é fundamental para dar assistência às futuras mães e aos jovens, mostrando o melhor caminho para construir uma vida em família. Se nós investíssemos mais em educação sexual e em planejamento familiar, com certeza o aborto deixaria de ser um ato que acontece todos os dias, segundo as pesquisas que foram levantadas ao longo dos anos. A mulher tem o direito de responder pelo seu corpo, mas a vida das crianças é fundamental também. É nosso dever, enquanto profissionais de saúde, educar e assistenciar as mulheres em todas as fases da sua vida familiar, prezando sempre pela vida das futuras mães e seus bebês." afirmou a Conselheira do CorenPR, Dra. Hellen Roehrs.

Você é contra ou a favor a Lei que descriminaliza o aborto?
Clique em "Comentários" e deixe sua opinião.

2 comentários:

  1. Sou contra o aborto, pois é imoral e covarde do ponto de vista científico e crime aos olhos de DEUS do ponto de vista religioso.
    A mulher tem o direito sobre o seu corpo, mas não tem o direito de MATAR a vida de uma criança que não pertence a ela, mesmo dependendo da parte biológica para sobreviver (intrauterina) no caso da mãe, é um ser humano e que possui um espírito, alma e têm o DIREITO DE VIVER. Vejamos uma criança de 1 ano ou mais, se não receber os cuidados da mãe ela irá morrer, mas mesmo assim é uma individualidade, um ser humano e mesmo neste caso a justiça considera assassinato quando a mãe deixa esta criança morrer. Enf. João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Bom, acredito que a mulher deve exercer direito sobre o seu corpo, ninguém deve interferir sobre suas escolhas.
    Sei que isto é uma questão multiprofissional, mas acredito que se fosse legalizado poderíamos prestar uma assistência mais ampla a esta mulher desamparada e que muitas vezes por desespero comete este ato.
    Tallvez se ela pudesse contar com a ajuda da enfermagem, com uma boa orientação, conscientização e suporte durante este período da vida, desistiria da idéia e passaria a confiar no profissional Enfermeiro, gerando uma valorização perante a sociedade. Enf. Verusca

    ResponderExcluir