terça-feira, 16 de agosto de 2011

14º. CBCENF fica para a História da Enfermagem Paranaense



Durante quatro dias (dia 08 ao 11), a cidade de Curitiba recebeu o maior congresso de Enfermagem do Brasil. O 14º CBCENF reuniu mais de sete mil profissionais e estudantes de enfermagem de todo o país que puderam desfrutar de um evento que trouxe mais conhecimento, com uma programação científica e diversão, com os shows que completaram a agenda cultural.

Palestra como a do navegador Amyr Klink lotou o auditório por pessoas que quiseram ouvir histórias e aventuras do escritor. Além da parte científica, os participantes puderam passear por uma feira com estandes dos Coren’s de todo o Brasil, cada um apresentando suas características e culturas mais diversas.

O estande do CorenPR levou para o Congresso o cartão postal símbolo de Curitiba, o Jardim Botânico. O ambiente inspirado no mobiliário urbano de Curitiba fez com que os visitantes conhecessem um pouco da cidade, mesmo estando dentro do centro de convenções.

Mostrando a cultura do Paraná, foi possível encontrar também comidas típicas do estado, como barreado, pinhão e bala de banana. Além disso, diversos casais estão vestidos com roupas típicas dos principais imigrantes do Paraná.

Houveram debates importantes como o lançamento do Fórum Nacional 30 horas Já: enfermagem unida por um objetivo. Que representou o a luta pela jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem pelas 30 horas semanais, o II Fórum de Comissão de Ética de Enfermagem do CorenPR e também a divulgação de uma pesquisa inédita no país- 'Perfil da Enfermagem no Brasil'-, que visa conhecer o perfil dos mais de 1,5 mil profissionais da Enfermagem.

Além de aprendizagem e maiores conhecimentos, os congressistas puderam ter momentos de lazer, assistindo os shows do grupo Fundo de Quintal, da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano e Capital Inicial.

Assim como os outros representantes, o Presidente do CorenPR, Montgomery Pastorelo Benites, disse que o “14º CBCENF foi um marco para a história da enfermagem paraense e brasileira. Receber o maior evento da categoria é um momento de importância tão grande que marcará a trajetória da Enfermagem paranaense. “Contribuir para a construção desta página da nossa História, assumir a responsabilidade de tornar esse encontro único e oferecer hospitalidade que seja do tamanho da nossa categoria e do país, são alguns dos elementos sobre os quais vimos trabalhando desde o início deste ano”, destaca Mero. “O fato é que nesta semana a Capital paranaense será palco das principais discussões que norteiam a profissão de Enfermagem e daqui sairá muito mais fortalecida”. Para encerrar, Mero observou: “O que faz o sucesso deste grande evento é a oportunidade de toda a enfermagem brasileira se encontrar, reunir profissionais de todos os estados, trocar experiências e descobrir que somos tão diferentes na cultura, mas tão semelhantes no cuidado e no amor a profissão.”





Um comentário:

  1. Estou muito triste com o que vem acontecendo em nossa profissão. A reportagem no Fantástico simplesmente DETONOU nossa categoria, e não vi em nenhum momento nem o COREN se pronunciar sobre isso, pelo contrário, nosso querido presidente do COFEN foi lá, e ao invés de nos defender, que era OBRIGAÇÃO do mesmo, não o fez! O que está acontecendo, temos alguém por nós, ou trabalhamos sozinhos????? Hoje vem a reportagem do SAMU, vão nos DETONAR também???? E quem vai nos defender???? Mostrar os erros e criticar é fácil, resolver o problema é mais difícil, né!!!! E depois não querem que nós, profissionais mesmo, pagamos nosso registro a toa....me prove o contrário!!!! Espero uma atitude sobre isso, não somente eu, mais os milhões de excelentes profissionais que temos no Brasil inteiro!!! Termino essa mensagem chorando, pq escolhemos a Enfermagem por AMOR, e estão destruindo nosso sonho!!! Mais a fé em Deus é maior!!! Se não temos o COREN e o COFEN por nós, Deus está conosco!!! Pablo Bocheniki.

    ResponderExcluir